quinta-feira, 21 de junho de 2012

LIÇÃO 01 - NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES


LIÇÃO 01 - NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES
Texto Áureo
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16.33)
Verdade Prática
Mesmo sofrendo as conseqüências da queda, sabemos que Deus está no controle de todas as coisas.
Leitura Bíblica em classe
João 16.20,21, 25-33

ESBOÇO
Introdução
I.       As aflições do tempo presente
1.      De ordem natural
2.      De ordem econômica
3.      De ordem física

II.     Por que o crente sofre
1.      A queda
2.      A degeneração humana
3.      O novo nascimento e o sofrimento

III. O crescimento e a paz nas aflições
1.      A soberania divina na vida do crente
2.      Tudo coopera para o bem
3.      Desfrutando a paz do Senhor

Conclusão

3º Trimestre 2012 - Lição 01 - Leitura Diária


 NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES
 LEITURA DIÁRIA
Segunda-feira: 25/06/12
No mundo teremos aflições (Jo 16.33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”)
Terça-feira: 26/06/12
O sofrimento da criação (Rm 8:22 “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora..”)
Quarta-feira: 27/06/12
Sofrimento de ordem espiritual (Mt 9.32, 33 “ E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.”)
Quinta-feira: 28/06/12
Sofrimento de ordem pecaminosa (Gênesis 3.16-19 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela: maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.18Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás.”; Romanos 5.12Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”)
Sexta-feira: 29/06/12
A corrupção do gênero humano (Gênesis 6.1-12E ACONTECEU que, como os homens se começaram a multiplicar sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas; Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne: porém os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens, e delas geraram filhos: estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé porém achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações: Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem, Cam, e Jafé. A terra porém estava corrompida diante da face de Deus: e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.”)

Sábado: 30/06/12
Esperamos a plena glorificação (1 Coríntios 15.35-58Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou doutra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes, e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente: o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

3º Trimestre 2012 - Lições Bíblicas


Pastor Eliezer de Lira e Silva é o comentarista das lições bíblicas do 3º Trimestre de 2012.O tema "Vencendo as aflições da Vida", trata de assuntos práticos e atuais.

Lição 01 – No Mundo Tereis Aflições

Lição 02 – A Enfermidade na Vida do Crente

Lição 03 – A Morte para o Verdadeiro Cristão

Lição 04 – Superando os Traumas da Violência Social

Lição 05 – As Aflições da Viuvez

Lição 06 – A Despensa Vazia

Lição 07 – A Divisão Espiritual no Lar

Lição 08 – A Rebeldia dos Filhos

Lição 09 – A Angústia das Dívidas

Lição 10 – A Perda dos Bens Terrenos

Lição 11 – Inveja, um Grave Pecado

Lição 12 – As Dores do Abandono

Lição13 – A Verdadeira Motivação do Crente

Lição 14 – A Vida Plena nas Aflições