Lição 12: A educação secular em tempos trabalhosos (Data: 17 de
Dezembro de 2017)
TEXTO DO DIA
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e
eternamente” (Hb 13.8).
SÍNTESE
Os milagres são eventos naturais
para Deus, mas sobrenaturais para os homens.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá
estar apto a:
Conhecer as características da
educação em tempos pós-modernos;
Refletir a respeito da
contribuição do cristianismo para a história da educação e da ciência;
Falar sobre o relacionamento do
cristão com a escola e a universidade.
TEXTO BÍBLICO
2 Timóteo 3.1-7: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias
sobrevirão tempos trabalhosos; 2porque haverá homens amantes de si mesmos,
avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães,
ingratos, profanos, 3sem afeto natural, irreconciliáveis,
caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4traidores,
obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5tendo
aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 6Porque
deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres
néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, 7que
aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”.
COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
No final do século XX o mundo
passou por profundas mudanças sociais, culturais e tecnológicas, dando início à
pós-modernidade. Acompanhando o espírito desta época, a filosofia educacional
das escolas e faculdades de hoje é marcada pelo relativismo, pelo naturalismo
ateísta e pela doutrinação ideológica, representando, assim, enorme desafio aos
estudantes cristãos.
O intuito desta lição é
demonstrar que a Bíblia não aprova o anti-intelectualismo e a aversão ao estudo
sistematizado. Ao mesmo tempo, veremos a necessidade de preparo bíblico e
apologético do jovem cristão, para confrontar os ataques proferidos pelos
inimigos da cruz.
I. EDUCAÇÃO EM TEMPOS PÓS-MODERNOS
1. Relativismo (2Tm 3.7).
2. Naturalismo ateísta (Rm 1.21).
3. Doutrinação ideológica (Cl 2.8).
Pense!
“Os homens se tornaram cientistas porque esperavam haver leis na
natureza, porque acreditavam num legislador” (C. S. Lewis).
Ponto Importante
A filosofia educacional que dita
grande parte do ensino nas salas de aula de hoje fundamenta-se no relativismo,
o qual nega a existência da verdade objetiva e afirma que cada pessoa pode
construir a sua própria verdade.
II. A CONTRIBUIÇÃO DO CRISTIANISMO PARA A
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA
1. O valor da educação (Rm 3.23; Rm 11.33).
2. O surgimento das universidades.
3. Fé cristã e a ciência. (Rm
1.19,20).
Pense!
“A Educação Cristã, tendo como base o Evangelho de Cristo, transforma
radicalmente o ser humano, tornando-o útil a Deus, à sociedade e a si mesmo”
(Claudionor de Andrade).
Ponto Importante
O pensamento de que o universo
obedece a um conjunto de leis fixas e que o papel do cientista é basicamente
desvendar tais leis, surge da concepção cristã.
CONCLUSÃO
Não há, afinal, incompatibilidade
entre fé cristã e intelectualidade. Assim como Daniel e seus amigos, os crentes
podem sobressair no meio estudantil, inclusive no ambiente universitário, visto
que somente a Palavra de Deus fornece as bases adequadas para a plena formação
do ser humano.
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