quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Lição 12: A educação secular em tempos trabalhosos - Classe Jovens

Lição 12: A educação secular em tempos trabalhosos (Data: 17 de Dezembro de 2017)
TEXTO DO DIA
 “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13.8).
SÍNTESE
Os milagres são eventos naturais para Deus, mas sobrenaturais para os homens.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer as características da educação em tempos pós-modernos;
Refletir a respeito da contribuição do cristianismo para a história da educação e da ciência;
Falar sobre o relacionamento do cristão com a escola e a universidade.

TEXTO BÍBLICO
2 Timóteo 3.1-7: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; 2porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 6Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, 7que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
No final do século XX o mundo passou por profundas mudanças sociais, culturais e tecnológicas, dando início à pós-modernidade. Acompanhando o espírito desta época, a filosofia educacional das escolas e faculdades de hoje é marcada pelo relativismo, pelo naturalismo ateísta e pela doutrinação ideológica, representando, assim, enorme desafio aos estudantes cristãos.
O intuito desta lição é demonstrar que a Bíblia não aprova o anti-intelectualismo e a aversão ao estudo sistematizado. Ao mesmo tempo, veremos a necessidade de preparo bíblico e apologético do jovem cristão, para confrontar os ataques proferidos pelos inimigos da cruz.

I. EDUCAÇÃO EM TEMPOS PÓS-MODERNOS
1. Relativismo (2Tm 3.7).
2. Naturalismo ateísta (Rm 1.21).
3. Doutrinação ideológica (Cl 2.8).

Pense!
Os homens se tornaram cientistas porque esperavam haver leis na natureza, porque acreditavam num legislador” (C. S. Lewis).
Ponto Importante
A filosofia educacional que dita grande parte do ensino nas salas de aula de hoje fundamenta-se no relativismo, o qual nega a existência da verdade objetiva e afirma que cada pessoa pode construir a sua própria verdade.

II. A CONTRIBUIÇÃO DO CRISTIANISMO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA
1. O valor da educação (Rm 3.23; Rm 11.33).
2. O surgimento das universidades.
3. Fé cristã e a ciência. (Rm 1.19,20).

Pense!
A Educação Cristã, tendo como base o Evangelho de Cristo, transforma radicalmente o ser humano, tornando-o útil a Deus, à sociedade e a si mesmo” (Claudionor de Andrade).
Ponto Importante
O pensamento de que o universo obedece a um conjunto de leis fixas e que o papel do cientista é basicamente desvendar tais leis, surge da concepção cristã.

CONCLUSÃO

Não há, afinal, incompatibilidade entre fé cristã e intelectualidade. Assim como Daniel e seus amigos, os crentes podem sobressair no meio estudantil, inclusive no ambiente universitário, visto que somente a Palavra de Deus fornece as bases adequadas para a plena formação do ser humano.

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