quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Lição 12: Perseverando na Fé - Classe Adulto

Lição 12: Perseverando na Fé (Data: 17 de dezembro de 2017)
TEXTO ÁUREO
Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3.21).
VERDADE PRÁTICA
A vida cristã exige perseverança, coragem e determinação. Há uma gloriosa promessa para quem perseverar até o fim.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 4.6-8: “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 7Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que a vida cristã exige perseverança, coragem e determinação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Explicar que é preciso perseverar na fé cristã;
II. Mostrar o perigo da apostasia;
III. Compreender que em Cristo estamos seguros.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Somos gratos a Deus por nossa salvação mediante a fé em Jesus Cristo. Agora como filhos de Deus precisamos perseverar fiéis até o fim. Devemos buscar a Deus, rejeitar o pecado e resistir à apostasia que é uma transgressão irrestrita capaz de levar a pessoa a um estado de cauterização da mente, tornando-a insensível à voz do Espírito Santo, sendo portanto um caminho sem volta.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A Bíblia nos revela a salvação em Cristo e a confirmação desse bem precioso por intermédio da testificação do Espírito Santo (Rm 8.16). A consequência dessa realidade espiritual é desfrutarmos de uma imensa alegria que só os salvos podem obter enquanto peregrinam como testemunhas de Cristo nesta vida. Entretanto, convém alertar que as Escrituras mostram a possibilidade de se perder a salvação em casos de apostasia da fé em Cristo. Por isso, o crente deve perseverar na fé.

I. A PERSEVERANÇA BÍBLICA
É preciso permanecer em Cristo até o fim.
1. Conceito bíblico de perseverança. (Ef 6.13).
2. Provisão divina e cooperação humana. (Sl 25.12; Pv 3.31; Mc 13.22; Fp 1.6; Jo 14.26; Lc 11.13; Rm 8.26; 2Pe 1.10; Tg 4.7-10).

II. O PERIGO DA APOSTASIA
A apostasia pode levar à perda da salvação.
1. Conceituando apostasia. (1Tm 4.1; Jd v.4; 2Co 11.13,14; 2Pe 2.1; Pv 28.13; 1Jo 2.1,2; Hb 6.4-6; 10.26,27).
2. A prática da apostasia. (Ef 6.12; Ez 18.4,20; cf. Rm 6.23; At 5.3-5; 8.20; 2Pe 2.1).

III. SEGUROS EM CRISTO
Se permanecermos fiéis a Cristo estaremos seguros até o fim.
1. Cristo garante a salvação. (Jd v.1; 1Ts 5.23,24; Jd v.24; Jo 10.28).
2. A alegria da salvação. (Sl 51.12; Is 12.3; Lc 15.22-25,32; Lc 10.20).
3. A certeza da vida eterna. (Hb 9.27,28; Jo 16.8; Lc 15.7; cf. 1Jo 5.13).

CONCLUSÃO

O perigo da apostasia é uma realidade, mas a certeza da vida eterna é uma dádiva tão gloriosa que suplanta esse perigo. Não há o porquê de procurar contradição quanto à relação entre a soberania de Deus e o livre-arbítrio do homem. Deus é poderoso para, em Cristo, nos guardar até o dia final a fim de que perseveremos nEle em meio às provações da vida (2Tm 1.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário